quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

CONTRIÇÃO E ATRIÇÃO

 O SACR. DA CONFISSÃO: "A PENITÊNCIA impele o pecador a suportar tudo de boa vontade. Em seu coração está o arrependimento; em sua boca, a acusação, em suas obras, plena humildade e proveitosa satisfação" (Cat. Romano e CIC 1450).

"Entre os atos do penitente, a contrição vem em 1° lugar. Consiste 'numa dor da alma e detestação do pecado cometido, com resolução de ñ mais pecar no futuro'" (CIC 1451).
"Quando brota do amor de Deus, amado acima de tudo, a contrição é PERFEITA (contrição de caridade). Esta contrição perdoa as faltas veniais e obtém o perdão dos pecados mortais, se incluir a firme resolução de recorrer, quando possível, à confissão sacramental" (CIC 1452; C de Trento).
" A contrição IMPERFEITA (ou atrição) também é um dom de Deus, um impulso do Espírito Santo. Nasce da consideração do peso do pecado ou do temor da condenação eterna... ( contrição por temor). Este abalo da consciência pode ser o início de uma evolução interior q será concluída sob a ação da graça, pela absolvição sacramental. Por si mesma, porém, ñ obtém o perdão dos pecados graves, mas predispõe a obtê-lo no sacramento da penitência" (CIC 1453 e C. de Trento). Amém!
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e barba

Nenhum comentário:

Postar um comentário