Na parte superior: Vemos um símbolo de uma alma no estado de graça. Na parte inferior: um símbolo de uma alma em pecado mortal. |
Há duas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo que deixam
esta verdade bem clara. Uma sobre o Espírito Santo, terceira Pessoa da
Santíssima Trindade; outra sobre o Pai, a primeira Pessoa, e sobre o Filho, a
segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Antes da Ascensão, para consolar os homens da sua ausência,
disse-lhes: "Se me amais,
observareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Paráclito [=Consolador], para que fique eternamente convosco, o Espírito de
Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas
vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós" (S. João XIV,
15-18). E Jesus continua: "Não vos
deixarei órfãos; voltarei a vós. Resta ainda um pouco, e depois já o mundo me
não verá. Mas ver-me-eis vós, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia vós
conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós. Aquele que retém
os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama; e aquele que me ama, será
amado por meu Pai, e eu o amarei também, e me manifestarei a ele... Se alguém
me ama guardará a minha palavra, meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos
nele morada" (S. João XIV, 15 e 18-22 e 23).
Assim por estas palavras do Divino Mestre compreendemos
perfeitamente que toda a alma que ama a Jesus e guarda os seus mandamentos,
isto é, toda alma no estado de graça, é amada pelo Pai, e o Pai vem a ela, com
o Filho e o Espírito Santo. A Santíssima Trindade vem não para uma simples
visita, mas para se fixar e nela fazer a sua morada. Daí, não existe coisa mais
bela e sublime entre os homens do que as almas em estado de graça, pois, são
moradas da Santíssima Trindade, são templos de Deus. Que felicidade para Maria
Santíssima ter junto de si em sua pobre casa, o Filho de Deus, e isto por
trinta anos! Mas, cheia de graça, puríssima, santíssima, o Senhor estava sempre
com ela. A Santíssima Trindade preparou para si esta digna morada. Mas, as
outras almas, embora nunca tão santas como a Mãe de Deus, mas estando em estado
de graça, são também morada da Santíssima Trindade, e isto não por um prazo
limitado, mas para sempre, enquanto não tiver a infelicidade de, com um pecado mortal,
expulsar de si a próprio Deus.
É óbvio que quem ainda não sabe, gostaria de saber como a
Santíssima Trindade vem até a uma alma em estado de graça. Ouçamos Santo Tomás
de Aquino: "Deus está NATURALMENTE na criaturas de três modos diferentes:
pelo seu PODER, porque todas elas estão sujeitas ao seu império; pela sua
PRESENÇA , porque Ele vê tudo, mesmo os mais secretos pensamentos da alma; pela
sua ESSÊNCIA, visto que opera em toda a parte e em toda a parte Ele é a
plenitude do ser e a causa primária de tudo o que há de real nas criaturas,
comunicando-lhes sem cessar não apenas o movimento e a vida, mas o próprio ser:
"porque é n'Ele que temos a vida, o movimento e o ser" (Atos XVII,
29). Entretanto, a Sua presença em nós pela graça é de uma ordem muito superior
e mais íntima. Não é somente a presença do Deus criador e conservador que sustenta
os seres que criou, mas a da própria Trindade, tal como a fé no-La revelou; o
Pai vem até nós e em nós continua a gerar o Verbo; com Ele recebemos o Filho,
perfeitamente igual ao Pai, sua imagem viva e substancial, que não cessa de
amar infinitamente o Pai como por Ele é amado; deste amor mútuo brota o
Espírito Santo, pessoa igual ao Pai e ao Filho, laço mútuo entre os dois, e no
entanto distinto de um e de outro" (Cf. Summa Theologica, 1ª Parte, q.
VIII, a. 3º).
Caríssimos, quantas maravilhas se operam numa alma em estado
de graça! Façamos uma comparação no intuito de entendermos melhor esta
maravilha: É só vermos a diferença essencial que existe entre a presença de
Deus em nós pela natureza e a sua habitação pela graça. Podemos dizer que pela
presença NATURAL de Deus na alma, Ele está e opera em nós, mas pela Sua
presença sobrenatural pela graça, Ele próprio se nos dá para que gozemos a sua
amizade, a sua vida e as suas perfeições. É o que exprime o Apóstolo S. Paulo: "O amor de Deus está em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rom. V, 5). Assim, pois, nos é
dado o Espírito Santo e com Ele também o Pai e o Filho, pois as três pessoas
divinas são inseparáveis; é nosso e, se disso tivéssemos uma consciência viva e
profunda, compreenderíamos que a graça é já um início da vida eterna, dessa
inefável alegria que se experimenta com a posse de Deus.
Eis porque, caríssimos, se tivéssemos fé viva, poderíamos
repetir com Sóror Isabel da Trindade: "Encontrei o céu na terra, porque o
céu é Deus e Deus está na minha alma. No dia em que compreendi isto, tudo se
esclareceu em mim, e eu quereria dizer este segredo àqueles que amo".
Quantas almas foram transformadas, a exemplo desta Carmelita, no dia em
compreenderam, sob a ação do Espírito Santo, que Deus habita nelas! Quantas
conheceram então um novo rumo na sua
vida, uma ascensão contínua para Deus e para a perfeição! Amém!
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