LEITURA ESPIRITUAL
"O Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido" (Mt 18,
11).
"Sou Eu, não temais" (Lc 24, 36)
Pelo Padre Mateo
Crawley-Boevey SS. CC.
É uma conferência
extraída do seu Livro "JESUS, REI DE AMOR"
Vou distribuí-la em
vários artigos a serem publicados no mês de Junho.
Caríssimos, não
acrescentarei uma só palavra minha, não venha ela empanar o brilho daquela
eloquência mais do céu que da terra; nem arrefecer o calor daquele fogo divino
que abrasava o peito deste grande apóstolo da devoção ao Sacratíssimo Coração
de Jesus. Assim, demos a palavra ao Servo de Deus:
"Palavra inefável, eloquente como poucas, talvez como
nenhuma. Tende confiança, "sou Eu".
- Eu, vosso Pai, vosso Amigo, vosso Salvador. Nolite timere! "Não temais!".
- Mas, como?... E minhas ruindades?
- Ego sum! "Porque
sou Eu" ...
Se fosse um Anjo, um profeta, um Santo, poderíeis temer,
pois as criaturas, as melhores, não podem amar-vos como Eu ... Não temais,
porque sou Jesus.
E por isso Ele disse: "Eu vos dou a minha paz" (Jo
14, 27). A Sua, não a nossa, tão desprezível. A Sua e não a do mundo,
falsificada, perigosa, envenenada.
Sobre os fundamentos da Sua misericórdia, tenhamos a paz.
Não porque nos creiamos justos e confirmados em graça, mas porque cremos com fé
imensa em seu amor, remédio e reparação para nossas misérias.
Que faríamos sem esta energia sobrenatural, divina, da
confiança em Nosso Senhor? ao cimo da santidade, chega-se pela vereda da
confiança; não há outro caminho.
Porque sendo o que somos todos nós, um abismo de baixezas e
pecados, pedir-nos que assim mesmo subamos sem nos dar antes de tudo as asas da
confiança, seria arrojar-nos num outro abismo: o do desânimo definitivo e sem
remédio.
Mas, por essa escada santa, mas, com tais asas divinas,
quero, sim, e posso, ser santo. Quero e posso subir muito alto, de
profundis, das profundezas da minha maldade, do abismo da minha
miséria.
Não me venham dizer que isso é pretensão, que é ilusão ...
Se pensasse em chegar ao cume com meus pés de argila, então, mil vezes seria
loucura e soberba. Mas, nos braços de Jesus, sobre seu Coração, estou certo de
que chegarei com êxito, porque sou menos que uma formiga.
Ele transforma sempre as formigas confiantes em águias reais.
Se Ele, o Deus de perdão e de graças, se Ele, Jesus, o Deus
de misericórdia e ternura; se Ele, Jesus, o Deus Crucificado e Sacramentado por
amor e Encarnado para salvar, não me inspira confiança cega, imensa, ilimitada,
quem poderá inspirar-me?
Veio, acaso, à terra para trazer-nos... o quê? Os arremessos de tremenda justiça? As
chamas de uma cólera divina? A sentença de morte eterna, mil vezes merecida?
Não! Absolutamente não! Abri o Evangelho em qualquer página, ao acaso, e ainda
em suas iras e anátemas encontrareis inebriante, irresistível, o Coração do
Salvador.
Veio perdoar, salvar, semear paz, dar o céu, ainda àqueles,
e sobretudo a eles, que Lhe prepararam a cruz: "Perdoa-lhes, Pai, porque
não sabem o que fazem" (Lc 23, 34).
Com este fim redentor "aniquilou-se, tomando a natureza
de servo" (Filip 2, 7). Revestiu-Se da nossa roupagem leprosa, e por isso
o fulminou o Pai.
Tomou consigo nossas misérias, segundo está escrito:
"Tomou sobre si nossas fraquezas, e ele mesmo carregou com as nossas
dores" (Is 53, 4). "Homem de dores e experimentado nos
sofrimentos" (Is 3, 3).
Não, por certo, em sentido literal, mas figurado, poderíamos
pois aplicar-Lhe aquela expressão dos Livros Santos: "Um abismo chama
outro abismo" (Sl 41, 8). Isto é, o abismo da nossa miséria e corrupção,
dir-se-ia, atraiu o abismo de Sua misericórdia e bondade.
Belém é apenas, com toda a sua pobreza, um reflexo, um
quadro poético, se comparado com outro berço consciente de sua pobreza e
indignidade: o coração de quem comunga.
Jesus, que sabe disso, manda que o recebamos, que
comunguemos.
Sobre a base do arrependimento e da humildade, parece Jesus
correr um véu de paraíso sobre este presépio menos que palha, e comprazer-Se
nele. E tem ânsias supremas de descansar nesse altar desmantelado. Negar-Lhe o
direito à sua condescendência seria feri-Lhe o Coração!
Sabeis qual é, para
mim, a transfiguração que me enlouquece? não a do Tabor, onde, por um instante,
parece recobrar o que havia deixado por meu bem, o manto da sua majestade
esplendorosa. A transfiguração que me comove e arrebata é outra: a de Belém,
quando vejo o Criador revestido das roupinhas da nossa natureza. A de Nazaré,
quando contemplo meu Juiz, coberto com o véu do anônimo, de qualquer um. E
aquela do Calvário, quando adoro, debaixo da púrpura sangrenta e da mortalha da
morte, Aquele que é a Vida. Oh! Jesus, à força de quereres assemelhar-Te a nós,
já não Te pareces contigo mesmo!
Esta transfiguração tríplice que o faz tão meu, tão Irmão,
tão condescendente, tão parecido comigo, ensina-me, melhor que o Tabor, quanto
devo amá-Lo e com quanta confiança, se possível infinita, devo aproximar-me de
Seu Coração.
O contraste prodigioso entre o que o Tabor mostra num
instante e o que é e permanece em Belém, Nazaré e no Calvário, prega-me,
patentemente, e com eloquência esmagadora, a loucura do Seu amor e a realidade
daquela palavra da Escritura: "Não
quero a morte do ímpio, mas que se converta a viva (Ez 33, 11). E ainda: "Veio buscar e salvar o que tinha
perecido" (Lc 19, 10).
(Continua no próximo artigo).
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