SACRAMENTO DA ORDEM: É o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos seus Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até o final dos tempos. Ele dá o poder de exercitar os ministérios sagrados q se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e q imprime na alma de quem o recebe o caráter de ministro de Deus. E chama-se ORDEM porque consiste em vários graus, uns subordinados aos outros, dos quais resulta a sagrada Hierarquia. São três estes graus q são insubstituíveis na estrutura orgânica da Igreja: o episcopado, o presbiterado e o diaconato.
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2023
SACRAMENTO DA ORDEM
No Antigo Testamento, são prefigurações desse sacramento o serviço dos Levitas, bem como o sacerdócio de Aarão e a instituição dos 70 "Anciãos" (Números 11, 25). Essas prefiguras encontram seu cumprimento, em Cristo Jesus, o qual, com o sacrifício da sua cruz, é o "único [...] mediador entre Deus e os homens" (I Tm 2, 5), o "sumo Sacerdote à maneira de Melquisedec" (Hb 5, 10. O único sacerdócio de Cristo se torna presente pelo sacerdócio ministerial. Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário