1° Domingo depois da Páscoa: Jo 20, 19-31. DOMINGO DA MISERICÓRDIA. S Tomás de Aquino prova na Suma Teológica 1ª Parte, q. 21, a. 4 q em todas as obras de Deus há justiça e misericórdia (ao mesmo tempo): "Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade (justiça)" (Sl 25, 10). "A misericórdia e a verdade (justiça)se encontraram; a justiça e a paz (a misericórdia) se beijaram" (Sl 85, 10). Nesta questão S Tomás ensina q a misericórdia está longe de suprimir a justiça, mas, pelo contrário, a misericórdia é a PLENITUDE da justiça; e a obra da justiça divina sempre pressupõe a obra da misericórdia e nesta se funda.
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
domingo, 16 de abril de 2023
1º DOMINGO DEPOIS DA PÁSCOA
Hoje, infelizmente, há neo-jansenistas q só falam em justiça. Há tbm os neo-modernistas q só falam em misericórdia. Portanto, S Tomás mostra q ambos extremos são errados.
"O Senhor é misericordioso e compassivo" (Sl 111, 4). Deus, na verdade, espera o pecador com toda paciência; vai a sua procura com toda solicitude; e recebe com alegria o pecador arrependido. O capítulo 15 de S Lucas conta as parábolas da misericórdia: da ovelha tresmalhada, da dracma perdida, do filho pródigo. E o Evangelista antes deixa claro porque Jesus fez estas parábolas: "Todos os publicados e pecadores se aproximavam de Jesus, p O ouvirem. Os fariseus e os escribas puseram-se a murmurar, dizendo: "Este homem acolhe pecadores e toma refeição junto com eles".
Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário