54. A MÁSCARA (b).
Tais princípios (vistos no post anterior) logicamente levariam a uma Igreja invisível; e entretanto os protestantes se organizam em igrejas visíveis, porque sabem muito bem que foi uma Igreja Visível que Jesus instituiu.
Esta arma perigosa contra a Igreja Católica, podiam usá-la Lutero e Calvino e os Primeiros Reformadores, mas a que preço? Nagando a liberdade humana, base de toda a Religião, pregando o arbítrio escravo, teoria evidentemente antibíblica e que acarreta as piores consequências, como já vimos.
O protestante de hoje, que admite o livre arbítrio, jã não pode usá-la por uma razão muito simples: ele não crê mais na salvação só pela fé; ao contrário reconhece que as obras do indivíduo influem na salvação. Não se espante o leitor.
É muito fácil prová-lo.
Chame o leitor qualquer protestante que encontrar por aí e pergunte-lhe:
- Um homem crê em Cristo, mas já cometeu muitos pecados graves; que lhe é necessário para salvar-se? basta a fé?
O protestante responderá:
- Não. É necessário também o arrependimento dos pecados.
(Ele responderá sempre assim e só assim é que pode responder, porque dispensar do arrependimento os pecadores seria abrir a porta pata todos os crimes e todas as misérias).
- Já se vê, meu caro amigo protestante, que Você não admite a salvação só pela fé. Admitia-a, sim, o chefe Lutero, o qual não exigia arrependimento para o homem salvar-se; era só a fé e nada mais.
Das duas, uma:
Ou aquelas palavras da Bíblia não têm a significação que Você quer emprestá-lhes, ou então Você já não acredita mais nas palavras da Bíblia, que prega com tanto ardor.
Porque a Bíblia não diz: Crê no Senhor Jesus e arrepende-te dos teus pecados e serás salvo; mas dia: Crê no Senhor Jesus e serás salvo (Atos XVI-31).
A Bíblia não diz: O que crer e for batizado e se arrepender de seus pecados será salvo - mas - o que crer e for batizado será salvo (Marcos XVI-16).
A Bíblia não diz: O que crê no filho e se arrepende de seus pecados tem a vida eterna - mas - mas o que crê no Filho tem a vida eterna (João III-36).
Em parte alguma do mundo fé e arrependimento, crer e arrepender-se são sinônimos.
Além disto, caro amigo protestante, Você dizendo que o arrependimento é necessário para o homem salvar-se, está reconhecendo que as nossas obras influem na salvação. E no entanto vive a pregar que elas não influem na salvação nem direta nem indiretamente.
continua no próximo post
Nenhum comentário:
Postar um comentário