quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( VI )


CAPÍTULO PRIMEIRO
DESMANTELO E DESEQUILÍBRIO DA TEORIA PROTESTANTE

   Já vimos: No post A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( I ) : 1. A TESE DO PASTOR; 2. TEXTOS EVANGÉLICOS; 3. CONCILIAÇÃO DOS TEXTOS.
                         No post A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( II ) : 4. PERANTE A LÓGICA E A BÍBLIA: O CASO DOS PAGÃOS.
                        No post A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( III) : 5. PERANTE A LÓGICA E A BÍBLIA: O CASO DOS CRISTÃOS.
                        No post A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( IV) : 6. DESEQUILÍBRIO DA DOUTRINA PROTESTANTE.
                   No post A SALVAÇÃO PELA FÉ - ( V ) : 7. ESTRANHO REMÉDIO PARA OS MALES DO MUNDO.  8. ONDE ESTÁ O DESMANTELO. 


(CONTINUAÇÃO)

9. ACEITAÇÃO INTEGRAL DE CRISTO.

   Se aceitamos a Cristo exclusivamente como Salvador, se tapamos a sua boca quando Ele nos vai doutrinar, se não Lhe damos outro direito senão o de estender os braços sobre a cruz e morrer por nós, então é fácil lançarmos mão do Evangelho e fazermos a salvação do tamanho que a quisermos, mas se aceitamos a Cristo integralmente, se O deixamos falar como nosso Legislador, como nosso Mestre, como fundador da sua e nossa Igreja, logo chegaremos à conclusão de que para a salvação:  
  •  é necessária a observância dos mandamentos: se tu queres entrar na vida, GUARDA OS MANDAMENTOS  (Mateus XIX- 17);
  •     são necessárias as boas obras, como se deduz claramente da descrição do juízo final (Mateus XXV- 31 a 47);
  •  é de grande importância a penitência: Ai de ti, Corozaim; ai de ti, Betsaida; que se em Tiro e Sidônia se tivessem obrado as maravilhas que se obraram em vós, há muito tempo que elas teriam feito PENITÊNCIA, COBRINDO-SE DE CILÍCIO E DE CINZA. Por isso haverá sem dúvida no dia do juízo para Tiro e Sidônia menos rigor que para vós (Lucas X-13 e 14);
  • é preciso fazer sacrifícios e renúncias: Se o teu olho te escandaliza, LANÇA-O FORA; melhor te é entrar no reino de Deus sem um olho do que, tendo dois, ser lançado no fogo do inferno (Marcos IX- 46). Se alguém quer vir após de mim, NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ CADA DIA e siga-Me (Lucas IX- 23);
  • é preciso orar para se obter a graça, pois sem a graça não se pode praticar a virtude: Importa orar sempre e não cessar de o fazer (Lucas XVIII- 1. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (Mateus XXVI-41);
  • é preciso receber os sacramentos: quem não renascer da ÁGUA e do ESPÍRITO SANTO não pode entrar no reino de Deus (João III-15). Se não comerdes a carne do Filho do Homem e beberdes o seu sangue, NÃO TEREIS A VIDA EM VÓS (João VI-54). Aos que vós perdoardes os pecados, se-lhes-ão eles perdoados, e aos que vós os retiverdes, ser-lhes-ão eles retidos (João XX-23);
  • é preciso obedecer à Igreja: Tudo o que ligares sobre a terra será ligado também nos Céus, e tudo o que desatares sobre a terra será desatado também nos Céus (Mateus XVI-19), disse Jesus a Pedro, pedra da Igreja. E se não ouvir a Igreja, tem-no por um gentio ou um publicano (Mateus XVIII-17). 
     E verenos que, em vez desta salvação baratíssima, Ele nos prega uma salvação árdua e penosa: Larga é a porta e espaçoso o caminho que guia para a perdição e muitos são os que entram por ela. QUE ESTREITA É A PORTA E QUE APERTADO O CAMINHO QUE GUIA PARA A VIDA e que poucos são os que acertam com ele! (Mateus VII-13 e 14).
    Por que motivo então havemos de aceitar a Cristo como Aquele que nos dá a salvação e não havemos de aceitá-Lo como Aquele que tem o direito de nos impor, de nos indicar as condições em que esta salvação é obtida?
    Reduzindo a fé que salva à simples aceitação de Cristo como Salvador e ao mesmo tempo dando a cada um o direito de interpretar a Bíblia como bem entende, o Protestantismo abre o Céu de par em par a todos os hereges. Isto  de doutrina, de ensinamentos de Cristo passa a ter muito pouca importância, cada um os aceita como acha mais conveniente; o que vale somente para a vida eterna é aceitar a Cristo COMO SALVADOR.
    Como veremos mais adiante (ns. 225 a 243:
  • há, entre os protestantes, uns que negam a Santíssima Trindade e outros que a admitem;
  • uns que dizem que Jesus Cristo é Deus, e outros, que é um simples homem;
  • uns que creem na existência do inferno e outros que a rejeitam;
  • uns que admitem a imortalidade da alma e outros que a negam;
  • uns que creem que Jesus está realmente presente na Eucaristia e outros que dizem que a Eucaristia não é mais do que pão e vinho;
  • uns que batizam e outros que não batizam etc., etc. 
    Todos estes entram de roldão no Céu. Pois a pergunta de ordem é somente esta: Aceitais a Cristo como vosso Único e Suficiente Salvador, como vosso Salvador Pessoal?
    - Aceitamos - respondem todos.
    - Pois, então, todos estão salvos.
    Não se podia inventar uma doutrina que fosse mais a gosto para contentar a todos os hereges. 
    Além disto (e a questão agora é com aqueles inúmeros protestantes que acham que aquele que ACEITOU A CRISTO COMO SALVADOR já não se pode perder mais) perguntamos:
    Um homem se arrependeu de seus pecados e aceitou a Cristo como Salvador. De agora por diante, que homem vai ser ele? O mesmo homem combatido pelas paixões próprias e pelas tentações do inimigo, livre para pecar ou deixar de pecar - ou um homem impecável? Cada um olhe sinceramente para si e veja se se tornou impecável, depois que aceitou a Cristo como Salvador...
    Se este homem depois peca, engolfa-se no pecado, não se arrepende mais, não quer mais emendar-se, como pode ter já neste mundo a salvação garantida? A salvação dada por Cristo será uma licença ampla para cada um fazer o que bem lhe apraz e ir para o Céu de qualquer jeito?
    
    


   

   

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