sábado, 13 de agosto de 2022

DIFERENÇA ENTRE VIRTUDES SOBRENATURAIS E DONS DO ESPIRITO SANTO

 Pergunta: Sr Padre, qual a diferença entre as virtudes e os dons do Espírito Santo? R: Agora somente vou mostrar a diferença entre as virtudes naturais e as sobrenaturais. As VIRTUDES NATURAIS adquirem-se pela repetição dos mesmos atos, dando-nos facilidade de produzir atos semelhantes com prontidão e alegria. E tendem p uma bondade natural (o bem honesto). Orientam-nos sim p Deus mas olhado apenas como nosso Criador. Já as VIRTUDES SOBRENATURAIS são infundidas por Deus junto com a graça santificante no Batismo; elas nos dão o poder e mesmo certa tendência p fazermos atos meritórios e orienta-nos p Deus Uno e Trino, tal como a fé no-lo ensina. O q move a alma a praticar estas virtudes é a amizade de Deus.

Dois exemplos: 1 - TEMPERANÇA NATURAL: leva a pessoa somente à sobriedade necessária p salvaguardar a dignidade humana. Já a Temperança SOBRENATURAL leva a pessoa a fazer mortificações positivas pelas quais se conforma mais perfeitamente com Jesus Cristo.
2 - HUMILDADE NATURAL: leva a pessoa a evitar os excessos de orgulho e cólera, contrários à bondade natural de uma pessoa. Já a Humildade SOBRENATURAL leva a pessoa a abraçar humilhações q a tornem semelhantes a Jesus. Amém!
Na próxima publicação, se Deus quiser, mostrarei a diferença entre as virtudes sobrenaturais infusas e os dons do Espírito Santo.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário