quarta-feira, 31 de agosto de 2022

A INFABILIDADE DA IGREJA

 Explicação do CREDO. A INFALIBILIDADE da Igreja. O Concílio Vaticano I foi convocado pelo Papa Pio IX em 08/12/1879 e q terminou em 18/07/1870. Neste Concílio foi definido o dogma da Infalibilidade da Igreja.

O Compêndio do CIC 185 assim explica como se exerce a Infalibilidade do Magistério: "A Infalibilidade se exerce quando o Romano Pontífice, em virtude da sua autoridade de Supremo Pastor da Igreja, ou o Colégio dos bispos em comunhão com o papa, sobretudo reunido num Concílio Ecumênico, proclamam com ato definitivo uma doutrina referente à fé ou à moral, e também quando o Papa e os bispos, em seu Magistério ordinário, concordam em propor uma doutrina como definitiva. A esses ensinamentos todo fiel deve aderir com o obséquio da fé". Amém!
Resumo: A S Igreja exerce a Infalibilidade de 3 maneiras: 1ª - pelo Papa sozinho quando fala "ex cathedra" (já expliquei); 2ª - por seus Concílios gerais (Ecumênicos). P q sejam legítimos, seus decretos têm de vir sancionados pelo Papa pessoalmente ou por seus legados, quando estes tiverem procuração p isso; 3ª - pela concordância unânime dos bispos espalhados por todo o orbe e unidos ao Papa. O consenso unânime da Igreja sempre foi tido como prova da verdade da doutrina: "Aquilo q creram todos, em todo lugar e sempre, é genuína e propriamente católico" (S. Vicente de Lérins).
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário