CRISMA. Diz o CIC, 1290 que: "entre outros motivos, a multiplicação dos batizados de crianças _ e isto ao longo do ano _ e a multiplicação das paróquias (rurais), (multiplicação) q amplia as dioceses, não permitem mais a presença do Bispo em todas as celebrações batismais. No Ocidente, visto q se deseja reservar ao Bispo a complementação do Batismo, se instaura a separação dos dois sacramentos em dois momentos distintos. O Oriente manteve juntos os dois sacramentos, tanto q a Confirmação é ministrada pelo presbítero q batiza..."
"Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum",1Reis,XIX,10. Tradução do latim para o português:"Eu me consumo de zelo pelo Senhor Deus dos Exércitos". Este é o lema do Santo Profeta Elias que é reconhecido pela Santa Igreja como o Fundador da Ordem Carmelitana. Como estou construindo um Carmelo, escolhi o Profeta Elias como padroeiro deste blog ao lado da Padroeira principal que é Nossa Senhora do Monte Carmelo.
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
UNÇÃO DO CRISMA
S Hipólito (séc III) já afirmava haver uma dupla unção com o Santo crisma: uma feita sobre o neófito, ao sair este do banho batismal, e outra feita pelo Bispo na fronte de cada um dos novos batizados (Trad. Ap. 21). A 1ª unção com o óleo do santo crisma (feita pelo sacerdote) no alto da cabeça permaneceu ligada ao rito batismal. Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário