sexta-feira, 3 de junho de 2022

VINDE PAI DOS POBRES!

 Perguntaram-me porque o Divino Espírito Santo é chamado pela Igreja "Pater páuperum" isto é, Pai dos pobres: "Veni Pater pauperum". Vinde Pai dos pobres! (Sequência da Missa do Divino Espírito Santo).

O termo "POBRE", além do significado literal, tem também o sentido de "HUMILDE". Neste sentido, é claro que o Espírito Santo é Pai dos humildes. Inclusive Ele só dá sua graça aos humildes.

Podemos dizer que o Espírito Santo é Pai dos pobres também no sentido de preferência pelos pobres e sobretudo pela defesa dos pobres que são oprimidos pelos ricos maus e avarentos. 

É claro também que o Espírito Santo é o Consolador e Advogado de nós POBRES pecadores. 

Eis alguns textos que se aplicam ao assunto:

"O Espírito do Senhor (= Espírito Santo) repousou sobre mim (= Messias); pelo que me ungiu para evangelizar os pobres" (Isaías 61, 1). E Jesus Cristo leu esta passagem na Sinagoga de Nazaré e disse que estas palavras se cumpriam n'Ele (Cf. Lc 1, 52 e 53). 

Maria SS., Nossa Senhora, Esposa do Espírito Santo e por Ele inspirada, disse: "O Onipotente depôs do trono os reis poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e mandou embora os ricos com as mãos vazias" (Lc 1, 52 e 53). 

O Espírito Santo, pela boca do profeta Isaías, disse: "Louvai, céus; regozija-se, terra; fazei retinir, ó montes, louvores festivos, porque o Senhor consolou o seu povo, e Ele se compadecerá dos seus pobres" (Is 49, 13). 

E ainda Isaías: "O Senhor entrará em juízo com os anciãos do seu povo e com os seus príncipes; porque vós devorastes a minha vinha e as rapinas feitas ao pobre encontram-se em vossa casa. Por que razão calcais aos pés o meu povo e moeis os rostos dos pobres, diz o Senhor Deus dos exércitos? Ainda disse mais o Senhor: Pois que as filhas de Sião se elevam e andam de pescoço erguido... Naquele dia lhes tirará o Senhor todos os seus enfeites: o que elas usam nos tornozelos e na cabeça, os colares, os brincos e as pulseiras. Tirará os diademas, e os enfeites dos braços... os anéis e as joias... os vestidos de festa, os mantos... Também os teus mais belos homens cairão mortos à espada e os teus valentes, no combate..." (Is 3, 15-25). 

O Espírito Santo diz ainda pela boca do profeta Ezequiel: "Os seus sacerdotes (de Jerusalém) desprezaram a minha lei, mancharam o meu santuário; não distinguiram entre o santo e o profano... Os povos do país... afligiram o pobre e o necessitado" (Ez 22, 26 e 29).  

Vinde Pai dos pobres! Amém!















Nenhum comentário:

Postar um comentário