quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

UM NATAL E UM ANO NOVO DE 2021 SANTOS E FELIZES

 

FELIZ E SANTO NATAL

 "Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de que vós fôsseis ricos pela sua pobreza" (II Cor VIII, 9).

 Jesus Cristo é o Filho Eterno do Pai Eterno. É o Verbo de Deus. "Todas as coisas foram feitas por Ele" (Jo I, 2). Quem mais rico do que o Criador do Céu e da Terra? Não ganhou, mas CRIOU todas as riquezas, todo ouro e toda pedra preciosa. No entanto, quem mais pobre do que Jesus? Pobre por escolha: sendo o mais rico, QUIS ser o mais pobre: nasceu pobre, viveu mais pobre, morreu paupérrimo, e foi sepultado num túmulo emprestado. Mas, por que assim quis? Para nos dar a verdadeira riqueza que está no Céu, que é Deus, o Sumo Bem. Não procuremos os bens, mas o Bem, a fonte de todos os bens.

Hoje muitos pregam a Jesus, mas não o Jesus pobre, não o Jesus que disse: "Não podeis seguir a Deus e as riquezas", não o Jesus que é sempre o mesmo, mas um Jesus que deve ser adaptado aos tempos modernos onde o dinheiro seria a única solução, inclusive para a Igreja.

O Jesus verdadeiro não tinha dinheiro: teve que fazer um milagre para que Pedro recebesse da boca de um peixinho a moeda para pagar o tributo do seu Templo, da Casa de Seu Pai Eterno. O Jesus dos Evangelhos não espoliou suas ovelhas; deu sim sua vida por elas. Foi tratado por aqueles que veio resgatar, como um homem que não tinha direitos. Veio para servir e não para ser servido. Desceu do Seio do Pai Eterno, dos esplendores do Céu para buscar a ovelhinha tresmalhada da Humanidade pecadora. Atraiu-nos, não pela pompa, mas pela doçura, mansidão e humildade. "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt XI, 29).

 Depois do século X, "século de ferro", a humanidade estava em disputas pelo dinheiro e pelas honras. Muitas pessoas da Igreja também envolvidas pelas paixões da cobiça e da avareza. O crucifixo da capela de S. Damião em Assis, na Itália, milagrosamente falou a um jovem rico que abandonara tudo para seguir a Jesus pobre: "Vai, Francisco, ressoou a voz, restaura a minha Igreja que ameaça ruína!". E Francisco de Assis fê-lo fundando a Ordem dos Frades Menores e, com Santa Clara de Assis,  a Ordem feminina. E o fundamento da Regra de sua Ordem era a POBREZA EVANGÉLICA. 


Quem, por primeiro, teve a ideia de armar um presépio representando o mais fielmente possível o nascimento de Jesus, foi S. Francisco de Assis.

Menino Jesus, que quisestes nascer pobre, humilde e penitente, fazei o nosso coração semelhante ao vosso. SANTO ANO DE 202I, com toda riqueza espiritual que Jesus nos trouxe. Amém!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário