6° MANDAMENTO. Diz o CIC, 2351: A luxúria é um desejo desordenado ou um gozo desregrado do prazer venéreo. O prazer sexual é moralmente desordenado quando buscado por si mesmo, isolado das finalidades de procriação e de união.
As autoridades civis, por serem obrigadas a promover o respeito à dignidade da pessoa, devem contribuir p criar um ambiente favorável à castidade, até impedindo, com leis adequadas, a difusão de algumas graves ofensas à castidade (como p ex: pornografia, estupro, fornicação), p proteger sobretudo os menores e os mais fracos.
O Compêndio do CIC, 491: Todos, seguindo a Cristo, modelo de castidade, são chamados à levar uma vida casta segundo o próprio estado de vida: uns vivendo na virgindade ou no celibato consagrado, um modo iminente de se dedicar mais facilmente a Deus com coração indiviso; outros, se casados, vivendo a castidade conjugal; se ñ casados, vivendo a castidade na continência.
498. É intrinsicamente imoral toda ação (como, p ex: a esterilização direta ou contracepção) q, em previsão do ato conjugal, ou na sua realização, ou no desdobramento das suas consequências naturais, se proponha como objetivo ou como meio impedir a procriação.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário